0
Seu carrinho está vazio

BLOG BLÜHEN

Como surgiu a Black Friday?

Publicado em 14.10.2021 |
Visualizações
248 visualizações

 COMO SURGIU A BLACK FRIDAY? QUAL A ORIGEM DO TERMO? COMO FUNCIONA NO BRASIL?

Vem chegando o final de ano e com ele ações promocionais em todo o comércio.

Especialmente no mês de Novembro, existe talvez, a mais famosa (atualmente) dentre essas ações, que é a chamada Black Friday.

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer “Vou comprar na Black Friday”? Possivelmente inúmeras vezes, pois as ofertas são tentadoras.

Mas você sabe como e onde surgiu a Black Friday?

A Black Friday é como conhecemos a ação promocional realizada por lojistas na quarta sexta-feira do mês de novembro. A ação tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano e surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada no dia após o feriado do Dia de Ação de Graças.

black friday wallpaper bluhen moda masculina

Entendendo a Black Friday

A Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas com o intuito de aquecer o consumo e a venda de mercadorias. Nessa ação, veiculam-se anúncios de grandes promoções e, assim, determinados produtos são vendidos a preços baixíssimos.

O parâmetro para a realização da Black Friday é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), tradicional feriado norte-americano que é realizado na quarta quinta-feira do mês de novembro. A sexta logo após o feriado é então o momento em que as pessoas vão às ruas para aproveitar os melhores preços de todo tipo de mercadorias, sendo principal os produtos eletrônicos, e com o passar dos anos, também outros segmentos, como da moda masculina, por exemplo.

Devido ao sucesso norte-americano, chamou a atenção de lojistas de outros países, e a iniciativa começou a ser introduzida em outros mercados fora dos Estados Unidos, mesmo não havendo feriado como o Dia de Ação de Graças, como é o caso do Brasil, onde a Black Friday foi introduzida em 2010.

O que é o Dia de Ação de Graças?

O Dia de Ação de Graças é um feriado muito tradicional nos Estados Unidos e, como já vimos, lá é conhecido como Thanksgiving Day. Nessa data as pessoas demonstram gratidão por tudo o que elas têm, como amigos, familiares, saúde, etc.

thanksgiving wallpaper bluhen moda masculina

A origem dessa comemoração vem do século XVII. Nessa ocasião, um grupo de colonos, chamados de peregrinos, tinha se estabelecido na região da Nova Inglaterra, nas colônias ao norte do atual Estados Unidos. Os colonos ingleses estavam sofrendo para obter o seu sustento e muitos adoeceram e morreram pela falta de alimentos. Assim, eles teriam sido auxiliados pelos wampanoag, uma tribo indígena local.

Os wampanoag teriam ajudado os colonos a como cuidar de uma lavoura na região, bem como a caçar e pescar. Em um outono, os colonos tiveram uma boa colheita e, agradecidos pela fartura, resolveram celebrar com uma festa. Os nativos wampanoag teriam sido convidados para participar da festa e teriam levado perus, prato típico dessa celebração atualmente.

De onde veio o termo “black friday”?

black friday pessoas bluhen moda masculina

O termo “black friday” é bastante popular e é de conhecimento de muitos que ele se refere ao dia de liquidações de lojistas. No entanto, ninguém sabe como foi atribuído. 

Acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez no século XIX e teve relação com um esquema criado por dois investidores para enriquecer. Jay Gould e Jim Fisk elaboraram um esquema para que eles controlassem o mercado de ações do ouro nos Estados Unidos. A ação era ilegal e contou até com suborno de um parente do presidente Ulysses S. Grant.

Os dois investidores conseguiram fazer o preço das ações do ouro disparar e enriqueceram, mas o governo interveio na situação e começou a vender o estoque de ouro que tinha guardado. Isso fez com que o preço das ações do ouro despencassem e muitos que tinham comprado para aproveitar a alta perderam muito dinheiro.

Os dois investidores conseguiram resguardar-se, vendendo suas ações antes que o preço caísse drasticamente. Eles nunca foram investigados pelo esquema e saíram ilesos de suas ações.

O dia em que houve a queda drástica no preço do ouro aconteceu em 24 de setembro de 1869 e ficou conhecido como “black friday”, que significa, em uma tradução livre, “sexta-feira negra”.

Black Friday no Brasil

black friday no brasil bluhen moda masculina

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Foi a partir da quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, batendo novo recorde de vendas, que aderiram outras categorias, tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis; utilidades domésticas, mas principalmente de itens de moda masculina e feminina.

Como nem tudo são flores para o consumidor, segundo pesquisa do Provar – Programa de Administração do Varejo – o preço de 21% dos produtos foram aumentados na Black Friday, o que gerou indignação nos e-consumidores, que usaram a expressão "Black Fraude" para se referir ao evento. Houve um movimento nas redes sociais de posts de print screen dos preços e seu aumento à medida que o dia da Black Friday Brasil se aproximava.

Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções.

Mas nem tudo no Brasil é fraude. Tem muitas empresas serias que participam da promoção. Então, fique atento, pesquise bem, dê aquele presente desejado pra outra pessoa ou até mesmo para você, por condições e preços imperdíveis! Boas compras!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.

Aviso Importante:

GRANDE RISCO DE SER A SUA LOJA FAVORITA !